19 julho 2011

duas pontes - nova versão

Mão amiga teve a gentileza de perder o seu rico tempo a editar a foto.
Está incomparavelmente melhor.
Obrigado.
E agora, a cores ou a preto e branco?

3 comentários:

Questiuncas disse...

Provocação:
e porque não pedir a essa mão amiga para editar a fotografia a preto e branco?

pbl disse...

Porque a mão amiga tem mais que fazer do que me estar a aturar :-).
É um profissional que não está nisto para brincar como eu e a quem não quero estar a incomodar com tolices.
Foi muito simpático da parte dele ter olhado para a fotografia e ter tomado a iniciativa de a editar, o que para mim já é um grande incentivo.

(eu publico sem grandes preocupações com a edição, não tenho paciência - ou melhor, tempo - para mais do que o elementar acerto de níveis para a base do histograma, acerto da saturação e adição de um pouco de vignetagem e definição, o que faço com recurso a um "preset" que defini no Aperture, que é o programa que uso para organização e edição básica. As conversões para preto e branco são também na quase totalidade feitas com recurso a um preset do Aperture)

(descarrego as imagens e classifico com 1 estrela, as que têm um interesse qualquer, independentemente de gostar ou não, 2 estrelas, as assim-assim, que quero quardar sem editar, 3 estrelas, as assim-assim, que são para guardar com edição básica, 4 estrelas as que são para publicar no blog e 5 estrelas as que são para imprimir em papel ou metacrilato e para pendurar na parede ou para uma galeria no Flickr ou noutro site que criei. Só com estas últimas é que abro o Photoshop ou o Color Efex Pro, que, aliás. gosto mais do que o PS)

(Verdade seja dita que não publico nem uma quarta parte das 4*, nem imprimo ou faço o upload de uma vigésima parte das 5*. A minha conta do Flickr está ao abandono, sem qualquer critério e o site para uma futura galeria só tem uma ou duas imagens. Não dá para tudo, isto é só um passatempo, de entre vários. Mas o princípio é esse),

(Prometo que, com tempo, vou voltar a esta fotografia para uma edição a preto e branco mais cuidada com o PS e o CEP - basicamente para acrescentar luz ao ponto focal e cuidar de mexer com o contraste naquelas zonas de sombra - e que depois lha ofereço, já que mostrou interesse nela)

rob disse...

PBL,

there is detail in the shadows of both color versions that is lost in the black and white. I'd lighten the shadows of the b&w version, if it were mine, and see how it looked then. But even so, I think I like b&w better.