12 maio 2011

Bichos #3





Quem vem pela Nacional 13 e encontra a rotunda que precede a velha Ponte Eiffel (em contínua reforma), tem, pela esquerda, uma denominada avenida que começa ladeada por uma bela alameda e que vai desembocar no lugar que conheço pelo Cabedelo.
Tem a praia, a magnífica baía, com o sol, o vento, o windsurf e o kitesurf como seus principais atractivos, tem a estrutura portuária e um edificado pouco denso, marcado por alguns edifícios de habitação colectiva e muitas moradias, algumas de boa qualidade e gosto, notando-se, porém, uma evidente falta de cuidado na manutenção das infra-estruturas, nomeadamente no que se refere a arruamentos, equipamentos e estruturas de lazer.
O cabeço sob o ante-porto é uma lástima (e tantas potencialidades tinha) o Luziamar está no estado que documentam as fotografias que precedem este post, o apoio de praia temporário é minúsculo e os permanentes muito mal cuidados, desmazelados até, os passadiços de acesso à praia muito deteriorados e com uma manutenção irregular, os dois parques de campismo com muito fraco aspecto, sem outro equipamento de lazer que seja digno desse nome e o espelho de água existente no Rio Lima serve apenas de ancoradouro ao ferry (?) e de ponto de lançamento a umas chumbeiras de pescadores.
Para lá do porto comercial, há também mesmo junto à foz do rio um pequeno estaleiro que por aqui já retratei. .
Quem for de carro é o que vê e vale bem a pena pela estonteante beleza natural da vista sobre a baía e sobre a cidade e o monte que a acolhe, coroado com o templo a Santa Luzia.
A pé, o quadro é substancialmente diferente.
Com a cidade do outro lado do rio, ainda é possível encontrar cenários de ruralidade como os que evidenciam estas imagens (espero dentro em breve conseguir fazer mais imagens dos cavalos, com planos mais aproximados) e uma intrincada teia de caminhos de terra que se desenvolvem ao longo da mata que vai sem interrupção até à Amorosa e, depois dela, até à povoação do Castelo do Neiva.
aqui publiquei algumas imagens de alguns trechos desses caminhos e em breve dedicarei atenção a outros, bem como à exploração industrial existente na mata e à exploração de sargaço do Castelo do Neiva.
Será a minha visão de uma porção do nosso litoral que, com todos os seus defeitos, é ainda assim maravilhoso.
Sempre a pé e com base no Cabedelo.

2 comentários:

maria disse...

Belas séries de fotografias! Que é feito dos peixes e das peixas?

pbl disse...

Olá, Maria.
Muito obrigado pelo seu (como sempre) simpático comentário.
Os peixes e as peixas estão de boa saúde, comem como uns alarves e estão muito bonitos.
Apenas uma peixa andava com pior ar, mas parece estar em franca recuperação.
O dono dos peixes e das peixas é que faz coisas demais ao mesmo tempo e, a certo momento, é forçado a escolher o que o que prefere fazer.
Tenho prometido à Mac um video faz não sei quanto tempo e não tenho feito fotografias do aquário, a verdade é essa.
Não me tem apetecido...