18 agosto 2010

Louvor

Merece público reconhecimento e louvor a tolerância das autoridades marítimo-portuárias para com a utilização do plano de água da foz do Lima durante as manobras de carga de água por aeroplanos de combate a incêndios que, infelizmente, tiveram novamente lugar durante o dia de hoje.
De facto, em vez da usual e exagerada interdição total da utilização da zona interior da barra, a PM e o ISN estabeleceram uma linha de segurança para oeste do meridiano do extremo do molhe sul, reservando para a amaragem dos aeroplanos parte do canal de navegação da barra, mas permitindo a utilização da zona a nascente, conforme é evidenciado pela imagem ao lado, correspondente ao percurso que efectuei.
Demonstra isto que há ainda na administração do Estado quem perceba o que são os princípios da proporcionalidade e da adequação, denotando uma sensatez, um equilíbrio e um bom-senso que não são muito usuais na gestão da coisa pública.
Espero bem que seja opção a manter para o futuro.
Por via dessas limitações, o windsurf deteve-se na dita linha de segurança.
Mas valeu a pena a deslocação do Porto, para um fim de tarde de 5,7 e 93l, com vento na casa dos 35 a 40 nós, a ganhar força até à aproximação da noite.
De salientar que os aeroplanos voaram toda a tarde (segundo me disseram, pois apenas cheguei às 17.30h) e fizeram a última amaragem às 20.06h, precisamente quando tinha acabado de sair da água.
Soube a pouco, mas eram maiores os interesses em causa.

2 comentários:

jg disse...

Aqueles pequenos trajectos não dariam, todos emendadinhos, para zarpar até Angeiras?!
Aquilo de andar para trás e para a frente, de empreitada, assemelha-se a tricot marítimo!

Para fim de férias não se promove o ajuntamento das tropas?!

mac disse...

E o Pancrácio? Ainda não dá?...