08 julho 2010

Operação FAAO

Temente pela integridade do meu canastro, face ao crescendo das ameaças que por aqui me têm sido dirigidas, decidi-me a lançar a operação FAAO.
Faz tempo que tenho o tanque arruinado pela Cladophora e os planos que desenvolvi com vista a erradicá-la têm seguido alegremente numa sucessão de falhanços, maugrado a introdução dos Caridinas se ter traduzido em melhoras visíveis.
Mas, apesar disso, está tudo tão horrível que nem me apetece fazer imagens e, por consequência, já há contratos celebrados para me tratar da saúde.
Portanto, decidi tirar uma horita para começar a implementar uma solução que me foi aconselhada pelo Filipe Oliveira (FAAO), recorrendo ao peróxido de hidrogénio.
Desligam-se os filtros, aplicam-se com uma seringa 100ml por cada vez de uma concentração a 3% sobre as zonas afectadas, deixa-se actuar durante 15m, agitam-se bem as plantas para as libertar do excesso e faz-se uma troca de água generosa .
É a Operação FAAO, que deixa o tanque a parecer um príncipe bem tirado e que aparenta dar resultados.
Hoje apenas apliquei 50ml, por cautela, para ver como tudo reagia à água oxigenada.
Bastou sacudir as plantas para a alga se libertar com grande facilidade, deixando as folhas e caules praticamente limpos.
Vou prosseguir com o tratamento nos próximos dias, agora com a esperança, face aos resultados do teste, de ter o aquário limpo até ao fim do mês.
Os peixes não se queixaram e antes pareceram apreciar o excesso de oxigénio a borbulhar.
A seguir aqui em próximos episódios.

2 comentários:

mac disse...

Até ao fim do mês?!?

pbl, estamos a 8. Acho que nem a manteiga do meu coração dura tanto tempo

Filipe Oliveira disse...

Boas Pedro,

Até ao final do mês? Tens muitas algas ou é apenas por precaução?

Qualquer das formas, fico feliz em saber que isso vai retomar aos velhos tempos e que também resulta quando aplicado por outras pessoas :-)

Alguns chamaram photoshop ao H2O2...

Abraço,

Filipe Oliveira