12 julho 2010

Aqui estão os bichos!


13 comentários:

mac disse...

Tão bonitas as fotos da família...

Tks, pbl.

mac disse...

Bela escondidela do Margem, mas não me importa. Estão grandes e natatórios, é o que me interessa - parabéns, ganhou um adiamento a prazo incerto.

Lindos, pbl

Nuno Almeida disse...

Impecável.
Lindos meninos que aí tens.

Viste o mail que te mandei?

Álvaro disse...

Moi boas fotos!

Saúdos

José Loureiro disse...

Fixes!
Nova abordagem... sem flash, certo?
Abraço

pbl disse...

Fraquinhas.
Talvez se salve a primeira.
E sim, José, foram feitas sem flash, com a 24/105, AV, F:4, com velocidade variável entre os 60 e os 80, ISO entre os 800 e os 1600.
Mas é sempre o mesmo problema.
Um destes dias vou tentar com prioridade à velocidade, aí a 1/200 ou 1/320, a ver se consigo fixar mais o movimento dos bichos e obter imagens mais nítidas.
Já se sabe que o ISO vai disparar, mas até 3200 não fica mal.
E não gosto das cores.
Acho que é da iluminação, fica sempre tudo demasiado amarelado.
Tenho de experimentar outro WB, porque as luzes estão entre os 6500 e os 8000k e, por consequência não devia ficar tão amarelo.
Ou experimentar meter duas lâmpadas com 10000k, mais azuladas.
Vamos a ver...

(isto precisava de algum tempo em dedicação exclusiva para experimentar. Mas a verdade é que da próxima vez que me meter a fotografar, já nem me lembro do que fiz antes...)

mac disse...

Tem de treinar mais, então. O Pancrácio não se importa e eu também não. Nadinha, mesmo.

Nuno Almeida disse...

Eu cá, acho que tens o teu monitor mal calibrado como o caraças.
Aqui na loja, em casa e no portátil não vejo amarelo nenhum a mais.
Tudo Macintosh como o teu.

José Loureiro disse...

Pedro,
Quanto à velocidade de obturação, não há muito a fazer… ou usamos flash’s ou, pelo contrário, abstemo-nos de o usar e subimos à sensibilidade…
Todavia, com a sua Canon 5D MKII, caso seja necessário, vai poder subir ainda um pouco mais os valores. Talvez até aos 3200 ISO.
O problema do equilíbrio de brancos resolve-se, nestes casos, recorrendo a fotos obtidas a partir de ficheiros em RAW. Em pós-produção “brincamos” com a temperatura de cor! Claro que, mesmo assim, depois existem certas cores que queremos manter e outras alterar até corresponderem ao pretendido. Isso é possível (em Photoshop), caso não chegue o simples acerto da temperatura de cor, através do acerto independente de cores “Selective color” e/ou através do “Channel Mixer”.
Por último, dadas as condições deste tipo de fotografia não é de estranhar a necessidade de alguma “perda de tempo” nos tais acertos em pós-produção... melhorar um pouco o contraste, a relação sombra/luz, a nitidez, …
E todo o caso, penso que os Discus, com um pouco de paciência, se conseguem fotografar a velocidades relativamente baixas (menores que os 1/200 ou 1/320 que referiu). Alias, caso usemos flash o valor de obturação vai ser inferior….
Abraço

mac disse...

E é por causa desses considerandos todos que a malta só vê o Margem 2 vezes ao ano e eu pago balúrdios de intenções a um técnico eternamente adiado.

Os brancos, a velocidade de obturação, os ficheiros e o Photoshop, quem me dera no tempo do caixotinho Kodak, aí via o Pancrácio dia sim dia sim!

mac disse...

pbl, anda a jogar ao FarmVille???

pbl disse...

Obrigado, José.
Tem razão nas suas observações.
Sabe como é, sempre tudo à pressa.
Um destes dias convido-o para um café e para fazer uns retratos aos peixes.

Claro, Mac, eu adoro o Farmville.
Super divertido.

José Loureiro disse...

Boa noite Pedro.
Ultimamente, apesar de ter estado de férias, o tempo tem sido pouco e andei um pouco descurado nas visitas a outros blogues.
Por isso, com as devidas desculpas pelo atraso, agradeço o café e o convite...
É só marcar!
Abraço