08 novembro 2009

Zona técnica


As flautas e demais tralhas a desfigurarem o aquário, deixaram-me a pensar numa solução para as fazer desaparecer.
Ele é tubos, ele é aquecedores, ele é difusores, ele é sensores, ele é toda uma parafernália de equipamentos que estragam o efeito visual.
Há quem tire tudo para fazer fotografias, mas, muito sinceramente, não tenho nem  tempo, nem pachorra para perder uma ou duas horas a desmontar e voltar a montar aquela coisada toda.
Não justifica o trabalho.
Ocorreu-me uma solução, que, depois de devidamente planeada, irei seguramente implementar no meu próximo aqua (não, não será para breve, mas acabará por acontecer mais cedo ou mais tarde).
Trata-se de criar uma zona técnica dentro do aqua, formado pela adição de um sexto vidro, lacado a preto, a 10 ou 15 cm do vidro traseiro, furado nas zonas necessárias à captura e saída de água, onde serão instalados os aquecedores, os sensores e o difusor de Co2 e todos os demais equipamentos necessários.
Dois metros de largura, 80 cm altura, 80cm de profundidade, com 15cm de zona técnica.
Um saltinho ao google deu para perceber que, antes de mim, já outros se tinham lembrado disto, como se vê da imagem ao lado.

3 comentários:

Nuno Almeida disse...

Isto é o que faz o pessoal dos salgados.
Mas eles normalmente fazem apenas uma coluna seca e todo o "serviço" é realizado na sump.

pbl disse...

Pois é.
Mas o problema da sump é a falta de redundância.
Falha a bomba e pronto, foi tudo à vida.
Pelo que vi, o sexto vidro tem sido usado como uma sump traseira, como aliás é evidenciado no desenho do post.
Mas a sump faz-me impressão pela falta de redundância, ao assentar num único elemento para fazer funcionar todo o sistema.
Sinceramente, prefiro ter dois filtros, dois aquecedores, dois tudo.
Se um falhar, está lá o outro.
Por outro lado um sistema de sump não garante uma eficaz distribuição de água, quer do ponto de vista da captura (apenas saí a que transvasa pela parte superior) quer da entrada (que é feito num único ponto)
Não esqueças que nos aquários salgados este problema não se coloca já que usam potentes bombas de circulação que movimentam violentamente toda a coluna de água, com vista a criar correntes fortes.
Mas na água doce, é preciso assegurar que toda a água mexe, sem criar grandes correntezas.
A inovação desta minha solução seria precisamente a zona de equipamentos num aquário convencional com filtros externos, com vários pontos de captura e entrada de água.
Um destes dias vou esquematizar isto em desenho.

Nuno Almeida disse...

Eu não gosto de sump exactamente pelo mesmo motivo.