11 novembro 2009

Flagellol - As primeiras 24 horas


Quase 24 horas depois da primeira aplicação do medicamento, com oxigenação da água assegurada por pedra difusora, observo:
1. Muita actividade de todos os animais, perfeitamente normal, com significativa evolução quanto aos dois pequenos.
2. O peixe grande e um dos pequenos, com boa cor, olhos brilhantes e vermelhos.
3. O outro pequeno mantém-se escuro, com os olhos baços.
4. Os dois pequenos manifestam algum interesse na alimentação fornecida, constituída por artémia salina misturada com extracto de alho, pois, apesar de não procurarem o cone, comem do fundo.
5. O grande mantém indiferença pela comida.
6. Níveis de Nh4 a 0mg/l, apesar da falta de filtro biológico.
Conclusão: resultados satisfatórios, acima do esperado, apesar da indiferença à alimentação do peixe grande.
Procedimentos: face à inexistência de amónia, não vou realizar a TPA prevista, nem adicionar mais medicamento. Vou proceder a nova monitorização do valor ao fim da tarde, de modo a assegurar que se mantém a ausência de poluição. Agirei em conformidade com os resultados da análise da água às 19h.
UPDATE às 13.50: capturado o terceiro peixe. Levou quase uma hora. Não sei se não se vai quinar com o stress da captura. Ainda tentei o quarto, mas não consegui e não posso gastar mais tempo hoje. Tentarei novamente amanhã.
UPDATE às 19.00: estão paradotes, mas o segundo pequeno já tem cor e já se lhe vê o vermelho dos olhos. O primeiro pequeno tem fezes brancas e castanhas, o que já é bom sinal. Todos com as barbatanas dorsais bem abertas, excepto o terceiro pequeno, capturado hoje, que está que parece chumbo, mas tem natação normal. Amónia=0. Vão fazer novo teste às 21h, mas pondero seriamente não efectuar TPA. Se o teste continuar amarelo vou arriscar mais esta noite. Não é por poupar no medicamento, nem para não ter trabalho, mas apenas para não causar ainda mais stress aos bichos. Afinal de contas, os gajos da Sera devem saber o que andam a fazer (e a escrever). Se dizem que é para tirar o filtro e fazer TPA de 80% apenas ao fim de 3 dias, é porque testaram que aguenta 3 dias sem mudar água e sem filtro. O meu receio é capaz de ser pânico do principiante que nunca teve um aquário sem ciclo com peixes lá dentro. Novo update às 21h.
UPDATE às 21.00: tudo como dantes no quartel d'Abrantes. Bem, quase tudo. O terceiro pequeno abriu as asas e já nada com alguma descontracção. Mas ainda está muito escuro. Fica sem TPA. Nova avaliação da situação às 10.00h de amanhã. Outra tentativa falhada de apanhar o Fugitivo. O parvalhão não perceberá que, se não o apanho, vai morrer? Pois não. É peixe!. Nem o Funes é assim tão burro!

4 comentários:

mac disse...

As coisas parecem estar melhor.

Apanhe lá o taralhouco, pbl - ele não sabe mas nós sabemos.

pbl disse...

São, pelo menos, sinais de reacção ao tratamento.
Já é bem bom.
Tudo se jogará amanhã e, sobretudo, depois de amanhã, sexta-feira.
Estes sinais deram-me alguma confiança e, sobretudo, esperança.
Acredite que o tipo me está a por doido.
É claramente o mais vigoroso dos quatro e, também, o mais pequeno.
Esgueira-se por todo o lado e este tanque é um labirinto de Creta, com túneis e recantos formados pelos troncos e pelas pedras e tapados pela capa vegetal.
Havia de ver a minha figura com um tubo flexível na mão esquerda, a bater tudo quanto é buraco e passagem e uma rede na outra à coca do momento certo para o encurralar contra uma esquina.
Os grandes apanham-se à mão, mas estes pequenitos é o diabo
É que só visto.
Por vezes, está o gajo numa ponta do aquário, à vista e eu a esquadrinhar buracos faz tempo à procura.
Insulto-o, a ele e à mães, viro-me para o lado e lá se esgueira ele para um buraco qualquer no meio do matagal.
Quando o pescar, esborracho-o sob a sola do sapato, tal é o pó com que lhe estou.
É que já levo umas horas disto.

mac disse...

:)Tratador sofre!
Imagino perfeitamente, numa mão o tubo, na outra a rede, a rezar impropérios, a chamar nomes ao caramelo, à mãe dele, ao pai, às primas e demais família... E depois ver o puto a espreitar por baixo de uma folha, no canto oposto!

Vejo perfeitamente - e não consigo deixar de me rir, apesar de me fazer pena a alimária e sentir uma enorme simpatia pelo desafortunado caçador!

pbl disse...

Confesso que, por causa disto, até acho graça ao gajo.
Até já vejo nele uma expressão de desafio quando o porco se põe a olhar para mim...
Delírios.
Deve ser das emanações do palmitato de ácido ascórbico.