Parece que, finalmente, vem aí algum frio. Começará a arrefecer na segunda-feira e, a confirmar-se a previsão, nevará alguma coisa que se veja lá para o dia 8. Oxalá se confirme.
Nuno, isso é um mapa de isobaras de temperatura a 1500 metros de altitude. A linha que delimita o verde corresponde aos 0º centígrados. Significa, então, o modelo, que no dia 8/11, ocorrendo precipitação, será de neve acima dos 1500m, em toda a zona verde. No que me interessa, Cordilheira Cantábrica e Pirinéu Catalão. No resto podem chover sapos e canivetes que tanto me faz. Para nevar no Porto, seria necessário que a isobara dos 0º estivesse nas cotas baixas, para o que seria preciso isobaras -10 ou -15 a 1500m no centro da península. Quando entra a Siberiana, aquelas massas de ar muito frio (azul escuro e roxo) que estão agora sobre a Gronelândia e a Terra Nova, abangem toda a parte superior do hemisfério Norte e estendem-se em crista, como se fosse uma língua vinda da Sibéria, pelo continente europeu fora até à Península Ibérica. Foi o que aconteceu, com grande intensidade, quando nevou no Porto ano passado e, com menor intensidade, quando neva acima dos 1400m em Portugal.
9 comentários:
Essa tal de neve está prevista para a zona do grande Porto?
Nuno, isso é um mapa de isobaras de temperatura a 1500 metros de altitude.
A linha que delimita o verde corresponde aos 0º centígrados.
Significa, então, o modelo, que no dia 8/11, ocorrendo precipitação, será de neve acima dos 1500m, em toda a zona verde.
No que me interessa, Cordilheira Cantábrica e Pirinéu Catalão.
No resto podem chover sapos e canivetes que tanto me faz.
Para nevar no Porto, seria necessário que a isobara dos 0º estivesse nas cotas baixas, para o que seria preciso isobaras -10 ou -15 a 1500m no centro da península.
Quando entra a Siberiana, aquelas massas de ar muito frio (azul escuro e roxo) que estão agora sobre a Gronelândia e a Terra Nova, abangem toda a parte superior do hemisfério Norte e estendem-se em crista, como se fosse uma língua vinda da Sibéria, pelo continente europeu fora até à Península Ibérica.
Foi o que aconteceu, com grande intensidade, quando nevou no Porto ano passado e, com menor intensidade, quando neva acima dos 1400m em Portugal.
pfff
Chiça, que grande ensaboadela meteorológica que me deste agora!
É para ficares lavadinho!
pbl, se as suas férias (outra vez?!?) para serem boas significarem tempos maus para o meu ananás, vou ficar... Nem sei.
Mas continuo estupidamente a esperar que aquela beleza resista ao inverno.
Mete-o dentro de casa a partir da próxima semana, com uma botija de água quente e um cobertor da serra.
E perto da lareira.
pbl, eu não moro lá! Como diacho posso aconchegar uma cobertazita nas noites mais frias se não estou lá?!?
Batatas, batatas, batatas. Os bebés são cá uma ralação!
Mas afinal onde é que raio está o ananás?
Aqui no Allgarve...
Enviar um comentário