15 setembro 2009

Vassourada


O blog levou uma valente vassourada.
Estava cansado daquele desenho descuidado e optei por fazer algumas transformações, de modo a dar-lhe um aspecto mais minimalista, mais limpo, mais ao estilo Macintosh que tanto aprecio.
Desapareceram as cores, fica tudo reduzido ao fundo preto, com letras cinzentas, para destacar os títulos e ligações, e brancas para os demais elementos, na tentativa de valorizar o conteúdo das mensagens, que se sabe ser essencialmente dedicado à imagem.
Decidi ainda dar destaque de primeira página apenas às mensagens do dia, pelo que desapareceu o deslocamento ao longo da página, passando o acesso às publicações anteriores a ser efectuado pela ligação "mensagens antigas", sendo que as páginas de leitura sequencial apenas aparecem através da selecção do arquivo.
Saliento, neste particular aspecto, a reformulação do campo "etiquetas", que tem por objectivo permitir aos leitores que apenas se interessam por um tema um acesso mais cómodo, modificação que efectuei pela percepção de que quase todos os visitantes regulares passam por aqui por causa dos peixes.
Por enquanto, a quase totalidade das mensagens sobre aquariofilia não estão etiquetadas, mas logo que isso aconteça - e acontecerá em breve - as etiquetas respectivas surgirão mais evidenciadas.
Ao contrário do que pretendia, não consegui ainda colocar os itens do rodapé em três colunas.
A base deste desenho é o modelo Minima Dark, no qual estes elementos estavam integrados em coluna do lado direito e puxei-os para baixo, através do aumento da largura do bloco das mensagens, mas não consigo encontrar modo de dividir a coluna inferior em três partes,apesar das inúmeras tentativas que efectuei na edição de html.
Se alguém souber ultrapassar esta questão, muito agradecia o favor de instruções.
Por minha vontade teria eliminado o contador de visitas, mas sei que a minha mulher lhe acha piada, pelo que ficou, ainda que modificado no aspecto, agora mais discreto e integrado no conjunto, dentro das poucas opções concedidas pela aplicação.
Eliminei igualmente a barra de navegação que sempre achei de sobremaneira irritante.
Aceitam-se outras sugestões.

ADENDA: já consegui resolver a questão das três colunas, com o precioso auxílio deste fantástico blog que recomendo vivamente.
Entretanto acrescentei uma lista dos blog's que sigo com regularidade e mudei a primeira página apenas para um post, mesmo com sacrifício da visibilidade das demais mensagens.
Difícil está encontrar solução para conter o texto em metade dos pixels do tamanho da janela das mensagens. Os 800px são necessários para publicar as imagens num tamanho decente, mas creio que resultaria melhor se o texto não se estendesse ao longo da totalidade do "wraper" e ficasse pela metade desse valor e justificado, de modo a facilitar a leitura.
Mas não estou a ver como o fazer.

ADENDA 1: Acabei por trocar o esquema das cores para a inversa.

ADENDA 2: Parece que a melhor solução para lidar com o problema da formatação do texto é jogar com as imagens à esquerda ou à direita, para obrigar a encostar o texto. Quem não tem cão, caça com gato...

ADENDA 3: todos os post's sobre o Margem já estão devidamente etiquetados. Quem não estiver para se chatear com o resto das minhas maluqueiras é favor seguir o link da respectiva etiqueta no canto inferior direito da página.

ADENDA 4: Voltei à forma antiga no que toca á exposição das mensagens, novamente com cinco posts por página. Acho que a experiência de ter apenas uma mensagem na página de início não resultou. Por outro lado, reduzi o tamanho do campo das mensagens de 800 para 640, porque me pareceu excessiva a largura nas mensagens em que predomina o texto, dificultando muito a leitura, mesmo com a compensação da inserção de imagens avulsas alusivas ao tema.

Sem comentários: