10 julho 2009

Para não esquecer

Para acabar:
Porto do Metro - Linha Amarela: parte de um projecto mais mais amplo a retratar o Porto a partir de cada uma das suas linhas de metro. Imagens das linhas, misturadas com a superfície. Faltam as outras.
Fim de tarde em Leça, talvez Big Swell: umas quantas imagens de um fim de tarde com mar grande e vento na Praia de Leça.
Baqueira 2009 - Episódio 2: o segundo grupo de imagens de uma semana na montanha em Março
San Isidro 2009: umas imagens desgarradas de um fim de semana comprido em Sani, no primeiros dias de Maio.
Comunhão Sofia: as primeiras capturas mais a sério com a Mark2. Vou editar com as poucas imagens em 8mm da comunhão do Rui.
NYC 08: editar o video monstruoso (mais de 30 minutos) da viagem a NYC de Setembro de 2008 para uma coisa com menos de 5 minutos.

Para ir fazendo:
Um Dia Perfeito: vai ser o projecto deste Verão. Apanhar um dia bonito, de vento forte, abdicar de ir ao mar e fazer umas imagens catitas de kite e wind.
Dunas do Rodanho: imagens de um num percurso que conheço bem, entre o Cabedelo e o Rodanho. Faz parte de um dos meus trilhos de bicicleta favoritos (Foz do Lima à Foz do Neiva).
Cabanas: imagens do percurso da foz do Rio Cabanas, em Afife, à sua nascente, já na serra. Toquei muitos pontos em bicicleta e também tem planos fantásticos. Quando me lembro da subida de Afife para as Chãs quase que me dá um ataque cardíaco.
Pedreira: ambiente surrealista de uma pedreira existente na mata da Amorosa, que encontrei, por mero acaso, num passeio de bicicleta. Parece coisa daqueles filmes pós-holocausto.
Elevador: subida no elevador de Santa Luzia, ruínas, Canos do Fincão, vistas sob a Foz do Lima. Aproveitarei para fazer panorâmica sobre a Foz do Lima para imprimir um poster aí com 150cm.
ERI: os seus 50 hectares na orla costeira de Afife. Praia da Arda, de Afife e da Ínsua. Estação de aquacultura abandonada. Penedos onde apareceu a Senhora.
Quim Mau: sobre a Casa do Gaiato, para oferecer ao meu Pai. A dedicar ao Padre Carlos.
Um Verão: colectânea das imagens que consiga fazer no decurso do verão de 2009
Porto do Metro - Linha Azul, etc, etc, etc: a maçada é que vou ter de pedir autorização à Metro do Porto para recolher imagens. No da linha Amarela, passei o dia a fugir aos seguranças. Chatos, pá.
Amor: o nome secreto de Roma: se houver dinheiro em Setembro para viagens. É capaz de se arranjar algum. Vamos a ver.
Viana: imagens soltas da cidade de que tanto gosto. Um timelapse noturno, a partir do Cabedelo. A Praça da República, a Praça da Erva, o velho Hospital, o Forte, o porto de pesca, a Biblioteca do Siza, as ruas e ruelas, a Sé, os solares. O Estaleiro Naval e a Praia Norte. A Marina? Talvez.
Mulheres: as mulheres que tenham o azar de me passar pela frente da câmara nos próximos tempos. Sobretudo as bonitas. Mas também as outras. Novas, velhas e assim assim.
Agonia: as Festas. não sei se vou ter paciência para perder 4 dias de mar, mas a verdade é que havia de ficar uma coisa engraçada. Com um grande ponto de interrogação. Se não houver vento, pode ser. Mas há sempre vento nos dias das festas.

No meio disto, vou ter de arranjar algum tempo para ganhar o pão.
E acabar de pintar a casa de Viana.
E fazer windsurf.
E ligar alguma coisa à minha mulher.
Não necessariamente por esta ordem.

(precisava era de uma máquina potente para dedicar ao video. Organizei a minha vida com base no Imac de 24" no escritório e do Air em trânsito, com os ficheiros baseados numa drive externa FW800 com 2Tb. Se bem que o Air, para o tamanho, até não se porta nada mal com video, a verdade é que acabo sempre por montar quase tudo no escritório. Não é nada prático editar video num monitor de 13,3", com um processador a 1,6Ghz, 2G Ram e uma placa de video com memória partilhada. Ainda por cima ter de andar sempre à cata dos ficheiros para o Passport 320Gb. Já se sabe que acabo por nunca fazer trabalho de edição, como se vê dos vários projectos que tenho em aberto. Bonito, bonito, era um Macbookpro 15,4, aí a 2,8, 8 Gb Ram e um disco de 500 Gb, uma placa de video de 512Mg. Andava sempre com os ficheiros do projecto em curso na drive interna e, pronto, já não me chateava. Então com um monitor externo de 24" é que era lindo. Tenho que pensar em poupar guito para uma coisa assim. Lá para o Natal)

5 comentários:

Nuno Almeida disse...

Chiça!
Como diria o outro...
Cum catano!

privada disse...

Excelente!
E umas fotos estenopeicas? Hum isso Sr. Tecnologia de ponta, o senhor não tem.

mac disse...

A tecnologia é uma coisa do caraças. Só é pena ser tão cara...

Carlos Filipe Sousa disse...

Sobre as questões de autorizações para gravações, contacte a Porto Film Comission. É um departamento da camara do Porto que ajuda nas produção dentro da sua jurisdição.
http://www.portoturismo.pt/index.php?z=1
Talvez tenham ja informação do mais rápido procedimento para o metro do Porto.

Carlos Filipe

pbl disse...

Obrigado pela dica, Carlos.
Creio que a Metro do Porto não recusará a autorização.