26 dezembro 2007

Enorme desalento

É este o miserável aspecto do meu aqua no último mês e meio.
E nem é dos dias piores.

A príncípio convenci-me que a causa disto seria o abuso de intervenções químicas com vista a combater os parasitas intestinais que têm atacado os meus peixes.
Por isso, não me preocupei.
Quando dei por terminadas as minhas experiências, começei a tentar atacar este problema através de carvão activado e lã de vidro, sempre assistido por um filtro de ultra-violetas e acompanhando tudo com trocas parciais de água diárias de 20%.
Seria o procedimento recomendado para uma situação destas e devia resolver o problema numa semana.
Não resolveu.
De seguida, limpei ambos os filtros e todas as tubagens, mudando parte das massas filtrantes, por suspeitar de um boom de bactérias nitrificantes, auxiliando a colonização com bacterias de pacote.
Também não estava aí o problema.
Tentei floculantes químicos e enzimáticos, que limpam a água durante algumas horas, após o que tudo volta ao (a)normal.
Suspeitando de excesso de matéria orgânica na coluna de água, começei com uma abordagem mais radical, com duas trocas parciais de água de 50% em dois dias seguidos.
Fiz um corte radical nas plantas, levantei o tapete de HC e aspirei o substracto.
Seguiu-se redução da comida da bicharada para metade, duas TPA de 20% por dia, introdução de 20 LDA25 e mais 15 caridinas japonicas no sentido de tentar diminuir a carga de matéria orgânica.
Nada.
Fiz uma experiência com uma tela para micropartículas.
Nada vezes nada.
Tenho ainda duas hipóteses: os basaltos ou o substracto da ADA.
Experimentar qualquer uma delas implica desmontar tudo e voltar a fazer.
Ainda antes disso e se não me surgir outra ideia qualquer, vou deixar de trocar água, a ver que tal.
Que seca.

7 comentários:

Maria disse...

Miserável mesmo!
Nem parece o lindo aquário da foto anterior.
Mas não me parece nada fazer os bichinhos passarem fome por causa da decoração da casinha...

Nuno Almeida disse...

Eu acho que é do substrato.
Não pode ser das pedras!
Não terá ele absorvido os quimicos dos tratamentos e agora estar a libertá-los lentamente?

Maria disse...

Já conseguiu descobrir a causa da maleita?

Anónimo disse...

Infelizmente, não.
Ando nisto faz mais de um mês.
Apesar da ajuda que tenho recebido de alguns amigos e das consultas que tenho feito em fóruns especializados, a verdade é que ninguém consegue encontrar uma explicação credível e razoável para isto.
É um daqueles mistérios insondáveis.
Quase todas as abordagens possíveis já foram tentadas sem qualquer sucesso.
Tenho em curso uma experiência com uma resina XPTO de um fabricante americano.
Está planeada uma outra intervenção com um sistema de micro-filtragem, com recurso a uma espuma de alta densidade que filtra tudo acima de 5 microns.
Se nada disto funcionar (e receio que não vá funcionar)vou fazer uma tentativa final.
O Jonas aposta no substracto.
Eu continuo a duvidar dos basaltos.
Há quem suspeite das massas filtrantes.
Vai daí, vou pegar numa amostra significativa de cada um destes elementos e vou testá-los no aqua hospital.
Se for uma destas, logo vejo como reagir.
Se não conseguir identificar o problema, desisto.
O que significa desmontar tudo, substituir água, substrato, decorações, plantas, matérias filtrantes e começar do zero.
Sem garantia nenhuma de que o problema não volte a aparecer.
Eu não gosto nada de me dar por vencido.
Já para não falar da despesa.
Mas a vida nem sempre é como se quer...

Anónimo disse...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.

Maria disse...

Bom Ano de 2008, PBL, e que esta fase má seja rapidamente ultrapassada.

pbl disse...

Obrigado, Maria.
Um excelente 2008 também para si.
E para os seus bichanos...